Um pouco sobre a retificação de peças


A retificadora é um método de usinagem por abrasão com remoção de cavaco. É uma máquina utilizada para dar acabamento fino e exatidão às dimensões das peças. Geralmente, este tipo de usinagem é posterior ao torneamento e ao fresamento, para um melhor acabamento de superfície. Por ser uma maquina de custo elevado, seu emprego encarece o custo de produção, sendo assim, deve ser empregada quando houver tolerâncias dimensionais estreitas ou a necessidade de uma superfície fina para a utilização da peça final.

Objetivos:

A retificação é um processo de usinagem por abrasão que retifica a superfície de uma peça. Retificar significa corrigir irregularidades de superfícies de peças. Se o objetivo é produzir com dimensão exata e menos rugosidade da superfície, recomenda-se, após a fresagem, o torneamento e a furação, dar acabamento às peças com emprego da retificadora. Assim, a retificação tem por objetivo:
  1. Reduzir rugosidades ou saliências e rebaixos de superfícies usinadas com máquinas-ferramenta, como furadeira, torno, plaina, fresadora;
  2. Dar à superfície da peça a exatidão de medidas que permita obter peças semelhantes que possam ser substituídas umas pelas outras;
  3. Retificar peças que tenham sido deformadas ligeiramente durante um processo de tratamento térmico;
  4. Remover camadas finas de material endurecido por têmpera, cementação ou nitretação.


Classificação das Retificadoras:

Há basicamente três tipos de retificadoras:
  1. Plana,
  2. Cilíndrica universal,
  3. Cilíndrica sem centros (center less).


Retifica Plana:

Operação:

Na retificadora plana, a peça é presa a uma placa magnética, fixada à mesa da retificadora. Durante a usinagem, a mesa desloca-se em um movimento retilíneo da direita para a esquerda e vice-versa, fazendo com que a peça ultrapasse o contato com o rebolo em aproximadamente 10 mm. Há também o deslocamento transversal da mesa. O movimento transversal junto com o movimento longitudinal permitem uma varredura da superfície a ser usinada. O valor do deslocamento transversal depende da largura do rebolo.

Caracteristicas:

Esse tipo de máquina retifica todos os tipos de superfícies planas, paralelas, perpendiculares ou inclinadas. Conforme a posição do eixo porta-rebolo em relação à superfície da mesa da retificadora, a retificadora plana pode ser tangencial de eixo horizontal e de topo de eixo vertical. Na retificadora plana tangencial de eixo horizontal, utiliza-se um rebolo cilíndrico (tipo reto plano). Na retificadora vertical, utiliza-se um rebolo tipo copo ou anel, cuja superfície de corte tem, em sua parte plana, a forma de coroa circular. Além disso, é também utilizado um rebolo de segmentos. Quanto ao movimento, em geral as retificadoras podem ser manuais, semi-automáticas e automáticas. No caso da center less, ela é automática, pois se trata de uma máquina utilizada para a produção em série.

Retificadora Cilindrica Universal:

Operação:

A peça é fixa, por exemplo, a uma placa universal como a utilizada no torno, que é dotada de um movimento de rotação. O rebolo em movimento de rotação entra em contato com a peça e remove o material.

Caracteristica:

A retificadora cilíndrica universal retifica superfícies cilíndricas, externas ou internas e, em alguns casos, superfícies planas em eixos rebaixados que exijam faceamento.

Retifica Centerless:

Operação:

A peça é conduzida pelo rebolo e pelo disco de arraste. O disco de arraste gira devagar e serve para imprimir movimento à peça e para produzir o avanço longitudinal. Por essa razão, o disco de arraste possui uma inclinação de 3 a 5 graus, que é responsável pelo avanço da peça.

Caracteristica:

Esse tipo de retificadora é muito usado na produção em série.

Manutenção das Maquinas:

Deve-se ter uma manutenção contínua de uma máquina retificadora. Não deve haver nenhuma folga nos rolamentos e guias. Um rebolo que vibra e folga no mecanismo de avanço podem ter efeitos desastrosos. Muitos tipos mais antigos de máquina retificadora com freqüência são inadequadamente protegidos contra a entrada de pó de retífica, que por sua vez causa rápido desgaste das peças em movimento e das superfícies em contato com elas. Nas máquinas de retífica por via úmida é importante que para as funções de resfriamento e lubrificação seja mantida a limpeza e que estas funções estejam normais a fim de que o jato de fluido passe livremente para o ponto de retífica.












Prestor Rets Coml de Metais Ltda   Rua Maria Casusa feitosa 126   Sao Paulo - SP - Cep: 04830-000   Fone: 11-5928.9274   Fax: 11-5925.4358